top of page

Área de atuação

A geriatria engloba o tratamento e seguimento das principais doenças que acometem o paciente durante o seu envelhecimento. Confira as mais comuns:

depressão idoso_edited.jpg

Transtornos psiquiátricos

Depressão, ansiedade, doenças comórbidas...
Principalmente após o isolamento da pandemia vimos nossos pacientes 50+ entrarem num looping de humor, sentimento a flor da pele, isolamento social e comprometimento da qualidade de vida por este motivo. O geriatra tem expertise para diagnosticar e tratar os transtornos psiquiátricos mais comuns nesta população.

Transtornos psiquiátricos

Depressão, ansiedade, alucinações...
Principalmente após o isolamento da pandemia da Covid-19, os pacientes 50+ passaram a apresentar transtornos de humor, sentimentos à flor da pele, comprometendo a qualidade de vida. O geriatra tem expertise para diagnosticar e tratar os transtornos psiquiátricos mais comuns nesta população.

demencias.jpg

Demências

Além dos transtornos psiquiátricos, as avaliação e diagnóstico das demências também são de competência do médico geriatra. A queixa de esquecimento é muito comum no consultório. Mas ser comum não quer dizer que seja normal. Há situações em que estar esquecido NÃO é normal, principalmente se estiver acompanhado de prejuízo das atividades diárias.⠀
Assim sendo, a queixa de esquecimento SEMPRE deve ser avaliada por um médico experiente.
E saiba: Estar esquecido NÃO é a mesma coisa que ter algum tipo de demência. Você pode esquecer por outras razões como falta de atenção, depressão, deficiência de vitaminas ou outras alterações orgânicas. De qualquer forma essas condições precisam ser avaliadas e tratadas corretamente!
Conhece alguém esquecido por aqui?

Sarcopenia

 A sarcopenia é considerada uma DOENÇA MUSCULAR (insuficiência muscular), na qual a baixa força muscular, associado à baixa massa muscular são determinantes para deflagrar uma investigação e tratamento. Sua presença em idosos está relacionada com aumento de mortalidade, multibormidades e desfechos ruins em saúde como quedas e perda de funcionalidade. Por isso, é tão importante combatê-la, sendo o tratamento um importante fator para mudança de desfechos e melhora de qualidade de vida do paciente. 

banner-sarcopenia.png
insonia 1_edited.jpg

Insônia

A insônia é caracterizada por dificuldade em iniciar/manter o sono ou ter um sono não reparador. A pós-graduação pelo Albert Einstein me deu toda a expertise para investigação de tratamento desta condição tão presente nos dias de hoje. Sono não reparador tem sido relacionado à vários tipos de demência. É importante saber que medicamentos para insônia, em sua maioria, cursam com efeitos colaterais ruins em idosos como: quedas, alteração da memória, sonolência excessiva, dependência, dentre outros. Por isso a importância de uma avaliação com especialista.

tratamento-para-apneia_edited.jpg

Apneia do sono

Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma parada respiratória provocada pelo colabamento das paredes da faringe. O distúrbio ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. Para ser mais exata, durante as crises, a pessoa para de roncar por causa do bloqueio da passagem de ar pela faringe.

A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo. Já se sabe que a SAOS está relacionada a aumento de mortalidade e risco cardiovascular, bem como declínio cognitivo e impacto em qualidade de vida, sendo importante o seu diagnóstico e tratamento precoce.

fragilidade.jpg

Síndrome da fragilidade

A Síndrome da Fragilidade é uma condição genética e de origem neuroendócrina, que gera maior vulnerabilidade às doenças ou estresses agudos nos idosos, e é caracterizada por massa e força muscular reduzida e baixa energia para as atividades do dia a dia. Dentre os sintomas existentes, os mais comuns são perda involuntária de peso, fraqueza, redução da velocidade de marcha e exaustão. Quando esses sinais surgem no corpo, é quando acontecem posteriormente algumas outras reações adversas, como queda, hospitalização e até mesmo declínio funcional e morte. O quadro também é influenciado pelas doenças crônicas que o idoso já tem, tornando-o ainda mais vulnerável. Diagnóstico precoce para intervenção acertiva é o nosso principal objetivo.

Cuidados paliativos foto.jpg

Cuidados Paliativos

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual. Não se trata de QUANTO tempo de vida lhe resta, mas sim de COMO se viverá até o último dia. 

Osteoporose

Já teve algum conhecido ou familiar que faleceu ou teve muito prejuízo funcional após fraturas de fêmur, coluna, braços, ou outros locais? Provavelmente esta pessoa não seguia regularmente com geriatra desde cedo e não fez o diagnóstico e tratamento correto da OSTEOPOROSE. Esta é uma doença silenciosa, que quando resolve aparecer, já apresenta-se com fraturas, as quais limitam muito o paciente idoso e reduzem qualidade de vida. Prevenção é o melhor remédio. Na clínica dispomos dos melhores tratamentos para tratamento da osteoporose.

Check-up preventivo

Existem exames preventivos para cada faixa etária, bem como vacinas indicadas em cada fase. Apenas com acompanhamento médico especializado no envelhecimento será possível ter todo esse acompanhamento e definir qual exame é importante que você tenha em dia.

mcs_20221217_0142_edited.jpg

Outras doenças

Tão comuns e não menos importantes...

hipertensao.jpg

Hipertensão

osteoartrite foto.jpg

Osteoartrite

dilipidemias.jpg

Dislipidemias

queda idoso.jpg

Instabilidade postural e quedas

DM foto.jpg

Diabetes Mellitus

infecção foto.jpg

Infecções (pneumonias, infecção do trato urinário, entre outras).

bottom of page